João Lourenço reúne-se com governadores
O Presidente da República, João Lourenço, reúne hoje (19) em Benguela com todos os governadores provinciais e auxiliares do executivo para traçar políticas de desenvolvimento e os seus respectivos planos de execução.
Em comunicado, os serviços de apoio ao Presidente da República referem que o Chefe de Estado visita empreendimentos sociais e económicos de Benguela, na sua primeira deslocação desde que é Presidente à província onde, no Lobito, nasceu.
O programa de actividades de João Lourenço inscreve uma visita ao espaço escolhido para a construção de uma refinaria, na cidade do Lobito, que tem as obras paralisadas há um ano, por razões financeiras.
Na base da construção da refinaria está a necessidade de o país aumentar a sua capacidade de refinação e, deste modo, deixar de importar combustíveis refinados. Com a efectivação do projecto, Angola poupa mensalmente à volta de 150 milhões de euros na importação de combustíveis refinados.
Lançada em Dezembro de 2012, a futura refinaria está projectada para processar diariamente 200 mil barris de crude e ocupa uma área de 3.805 hectares. Actualmente, o país tem em operação a refinaria de Luanda, com dezenas de anos de actividade e uma capacidade instalada de 65 mil barris por dia, insuficientes para as necessidades internas.
A taxa média de utilização dessa capacidade instalada foi de 83% em 2016, ainda assim um incremento de 1,5% frente ao ano anterior. Angola é o segundo maior produtor de petróleo em África, com cerca de 1,7 milhões de barris de crude por dia. João Lourenço visita ainda empreendimentos pesqueiros na Baía Farta.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...