Benguela

João Lourenço reúne-se com governadores

O Presidente da República, João Lourenço, reúne hoje (19) em Benguela com todos os governadores provinciais e auxiliares do executivo para traçar políticas de desenvolvimento e os seus respectivos planos de execução.

joao.lourenco.perfil

Em comunicado, os serviços de apoio ao Presidente da República referem que o Chefe de Estado visita empreendimentos sociais e económicos de Benguela, na sua primeira deslocação desde que é Presidente à província onde, no Lobito, nasceu.

O programa de actividades de João Lourenço inscreve uma visita ao espaço escolhido para a construção de uma refinaria, na cidade do Lobito, que tem as obras paralisadas há um ano, por razões financeiras.

Na base da construção da refinaria está a necessidade de o país aumentar a sua capacidade de refinação e, deste modo, deixar de importar combustíveis refinados. Com a efectivação do projecto, Angola poupa mensalmente à volta de 150 milhões de euros na importação de combustíveis refinados.

Lançada em Dezembro de 2012, a futura refinaria está projectada para processar diariamente 200 mil barris de crude e ocupa uma área de 3.805 hectares. Actualmente, o país tem em operação a refinaria de Luanda, com dezenas de anos de actividade e uma capacidade instalada de 65 mil barris por dia, insuficientes para as necessidades internas.

A taxa média de utilização dessa capacidade instalada foi de 83% em 2016, ainda assim um incremento de 1,5% frente ao ano anterior. Angola é o segundo maior produtor de petróleo em África, com cerca de 1,7 milhões de barris de crude por dia. João Lourenço visita ainda empreendimentos pesqueiros na Baía Farta.