Kwanza sofre nova depreciação em Abril
A moeda nacional, o kwanza, voltou a depreciar-se esta semana, face ao euro, pela terceira vez em Abril, acumulando uma perda de quase 32% desde a aplicação do regime flutuante cambial, com taxas de câmbio formadas nos leilões de divisas.
Esta depreciação, que foi mais acentuada em Janeiro e que desde Fevereiro tem rondado um ritmo de quase 1% por semana, foi confirmada pela Lusa com cálculos feitos a partir das taxas cambiais oficiais do Banco Nacional de Angola (BNA), de 1 de Janeiro e de 25 de Abril.
Hoje (25), a taxa de câmbio média do euro cifra-se nos 270,947 kwanzas, quando a 01 de Janeiro era de 185,40 kwanzas, o que representa uma depreciação superior a 31,5% no espaço de três meses e meio. Já o dólar norte-americano é hoje cotado à taxa média de 219 kwanzas, quando há três meses valia 165,92 kwanzas, uma depreciação, neste caso, à volta de 24%.
A actual taxa de câmbio oficial foi formada após o último leilão de divisas, pelo BNA e que permitiu a colocação de 25 milhões de euros, destinados à cobertura de vários serviços, incluindo assistência técnica, consultoria, resseguro, licenças e patentes.
Cinco anos depois, covid-19 já não é vista como ameaça mas continuar...