Lançada nova cervejeira
A empresária Isabel dos Santos investiu 150 milhões de dólares numa empresa produtora e distribuidora de bebidas, denominada SODIBA, instalada no Bom-Jesus, nas margem do rio Kwanza.
Com uma capcidade de produção de 144 milhões de litros por ano, extensíveis até 200 milhões de litros, segundo o administrador executivo José Carlos Beato, a fábrica possui duas unidades de enchimento com capacidade instalada para processar 50 mil garrafas por hora, em fase de teste. O arranque efectivo da produção está previsto para Janeiro com o fabrico da cerveja Sagres, que conta com a aprovação da Sociedade Central de Cervejas, sob a chancela do Grupo Heineken, tornando-se assim a primeira cerveja internacional a ser fabricada em Angola.
Até ao primeiro trimestre de 2017 deve arrancar a produção da cerveja Luandina, considerada pelo gestor o principal produto da fabrica, “e o que possui o ‘ADN’ 100% angolano”, sendo uma “cerveja do tipo ‘mainstream’”.
José Carlos Beato avançou que a nova unidade fabril tem como promotores os empresários Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, sendo que o projecto começou a ser esboçado e desenvolvido desde 2008 e implementado há cerca de três anos.
Numa primeira fase, o ‘core’ da SODIBA será a produção e distribuição de cerveja, mas a pretensão é abraçar outros segmentos, como águas engarrafadas, refrigerantes, polpas e concentrados, bebidas espirituosas, ‘ready to drink’, entre outros, segundo Janina Carneiro, a gestora de marcas da empresa.
José Carlos Beato, o administrador executivo, foi, durante três anos, director da Angonabeiro. Antes esteve na Refriango, onde foi director de operações.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...