Leilão de carros de luxo apreendidos rende 2 milhões de USD
O leilão de 34 viaturas apreendidas no processo de recuperação de activos do Estado, realizado neste domingo, arrecadou dois milhões de USD, mais do dobro do valor previsto pelo Cofre Geral de Justiça.
A venda foi realizada pela internet através da plataforma da Administração Geral Tributária (AGT), teve 1 980 participantes e foram feitos 568 lances. De acordo com a directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos do Estado, Eduarda Rodrigues, citada pela Angop, os valores resultantes das vendas ficarão à guarda do Banco Nacional de Angola (BNA), até ao fim do processo.
Eduarda Rodrigues garantiu que apesar dos questionamentos sobre a venda antecipada dos activos apreendidos, antes do processo chegar ao fim, “a lei permite essa venda antecipada”.
A responsável explicou também que, se no final do processo o arguido for condenado à perda, o valor da venda das viaturas reverterá imediatamente a favor do Estado. Caso seja absolvido, os valores deverão ser entregues ao próprio arguido.
O leilão de viaturas apreendidas está dividido em três fases. A segunda está agendada para o próximo domingo, 13 de Agosto, e serão leiloados mais 33 carros e três embarcações. A 20 de Agosto, serão leiloadas 42 viaturas.
O sistema da AGT fará o apuramento dos vencedores de forma automática sem qualquer intervenção humana. Os vencedores dos lotes terão dois dias para efectuar o pagamento, sob pena de passar para o segundo classificado e, sucessivamente, até ao quarto classificado.
No total, são 108 viaturas e três embarcações apreendidas, no âmbito dos processos de recuperação de activos judicialmente autorizados.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública