Leslie sai da CBS com um património de 700 milhões USD
TELEVISÃO. Exerceu a função de CEO da cadeia televisiva norte-americana desde 1998 e, em 2017, foi considerado o executivo mais bem pago de Hollywood. Aguarda pelo pagamento da indemnização de 180 milhões de dólares, mas a empresa quer pagar menos.
O património líquido de Leslie Moonves, o antigo CEO e presidente da CBS Corporation, que deixou a empresa depois de uma nova onda de alegações de assédio sexual, está avaliado em cerca de 700 milhões de dólares, segundo a imprensa internacional.
Há duas semanas foi publicado um relatório que detalha as acusações de seis mulheres contra o executivo. Em Agosto, a CBS já havia contratado vários escritórios de advogados para lançar uma investigação contra Moonves, na sequência de acusações semelhantes de outras seis mulheres.
Moonves foi um dos CEO mais bem pagos dos EUA, graças a um pacote de remuneração em dinheiro, acções restritas e opções de acções no valor de 57 milhões de dólares em 2014, segundo a Forbes.
No entanto, ainda pode embolsar, pelo menos, 100 milhões de dólares. É que, pelo contrato, deve receber 180 milhões de dólares em indemnizações e um acordo de produção, mas a empresa quer pagar apenas 100 milhões. A CBS defende que tem o direito de recuperar parte da compensação se se confirmarem as acusações de assédio sexual. Para já, aguardam pelos resultados de uma investigação independente.
Timeline do percurso de Leslie
Moonves trabalhou como actor nos anos 1970, com pequenos papéis em séries de TV, incluindo ‘Gemini Man’, em 1976, e ‘The Six Million Dollar Man’, em 1977.
Assumiu a Televisão Lorimar em 1989, que, entretanto, se fundiu com a Warner Bros. Television. No início dos anos 1990, desenvolveu programas de TV, incluindo ‘ER’ e ‘Friends’, como presidente da Warner Bros.
Mudou-se para a CBS em 1995 para desempenhar o cargo de presidente da CBS Entertainment, onde ajudou a promover novos talentos, incluindo Bill Cosby.
Em 1998, foi promovido a CEO da CBS Television e tornou-se ‘Chairman’ e CEO em 2006. Durante o tempo na rede, Moonves lançou programas populares como ‘Survivor’ e ‘CSI: Crime Scene Investigation’. A CBS também aumentou o seu sucesso na comédia sob Moonves, com ‘Everybody Loves Raymond’, ‘Two and a Half Men’ e ‘The Big Bang Theory’.
Em 2015, a Forbes classificou-o como o 15.º mais rico corrector de Hollywood.
Em 2016, Moonves facturou 69,6 milhões de dólares. Estima-se que, antes, e desde 2010, facturava, anualmente, 50 milhões de dólares. Em 2017, foi considerado o executivo de Hollywood mais bem pago, depois de uma facturação de 69,3 milhões, mais 20 milhões que Jeff Bewkes, CEO da Time Warner, que facturou 49 milhões de dólares.
Moonves vive com a esposa numa mansão de 10 mil metros quadrados que comprou por 14 milhões de dólares em 2006. A casa inclui uma sala de projecção pessoal de 500 mil dólares que foi paga pela CBS, segundo a New York Business.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública