Lucros do VTB África caem 82% no primeiro trimestre
BANCA. Banco que tem como accionistas maioritários o russo VTB PAO (Moscovo) com 50,1% e António Carlos Sumbula, com 49,87%, não cumpriu, até ao momento, a publicação do relatório e contas do exercício passado. Prazo estendia-se até até 30 de Abril. Já foi publicado, entretanto, balancete do 1º trimestre de 2024.
O banco VTB África registou um lucro de 435 milhões de kwanzas no primeiro trimestre, uma queda assinalável de 82,44%, face ao último trimestre do ano passado em que os lucros ficaram fixados em 2,477 mil milhões de kwanzas.
O resultado dos três primeiros meses deste ano representa, ainda assim, um aumento acima de 1000%, em relação aos 38,7 milhões do período homólogo.
O banco que tem como accionistas maioritários o russo VTB, PAO (Moscovo) com 50,1% e António Carlos Sumbula com 49,87%, não cumpriu, até ao momento, a publicação do relatório e contas do exercício passado até 30 de Abril, ao passo que já foi publicado o balancete do 1º trimestre de 2024. As irregularidades do banco estendem-se ao já conhecido incumprimento do Aviso nº. 17/2022 do BNA sobre o aumento do capital social para mínimos de 15 mil milhões de kwanzas. Um ano e seis meses após a publicação do Aviso, o banco continua com o capital social nos 7,5 mil milhões de kwanzas, apesar de ter beneficiado de uma moratória de 90 dias em Outubro do ano passado.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável