Maersk Line com quebra de 31,35% nos transportes para Angola
RESULTADOS. Empresa de transportação de contentores foi a segunda maior em unidades contentorizadas, com uma baixa de mais de cinco mil unidades no terceiro trimestre de 2016 em relação ao período homólogo.
O volume de transporte de contentores para Angola, da dinamarquesa Maersk Line, recuou 31,35% para as 12.331,35 unidades, no terceiro trimestre de 2016, face ao período homólogo, revelam dados do Conselho Nacional de Carregadores (CNC).
Entre Julho e Setembro de 2015, a gigante mundial da transportação marítima transportou para Angola 17.961,75 unidades e, apesar da quebra nominal de 5.630,50 unidades registada em 2016, manteve o estatuto de segunda maior transportadora de unidades contentorizadas, atrás da holandesa Nile Dutch.
A Maersk Line já havia reportado uma quebra nas receitas do segundo trimestre de 2016 de 18,1% para os 900 milhões de dólares, face ao período homólogo, no conjunto da operação em Angola e na América Latina.
Em termos globais, durante todo o ano de 2016, segundo o site ‘Transportes e Negócios’, a Maersk Line atingiu um volume de negócios de 20,7 mil milhões de dólares, 13% abaixo do realizado em 2015. A desvalorização dos fretes, fruto do excesso de oferta, foi a principal explicação para as perdas da gigante no ano passado.
Para este ano, a empresa prevê, no entanto, superar os mil milhões de dólares em lucros, como indica o site ‘Transportes e Negócios’.
A APM Terminals, a Svitzer e a Maersk Container Industry, que juntamente com a Marsk Line integram a divisão de transportes e logística, deverão registar um resultado líquido agregado de 500 milhões de dólares, em linha com o realizado no ano passado.
OS MAIORES OPERADORES MARÍTIMOS
A Maersk Line foi o segundo maior operador marítimo no transporte de mercadorias a nível global, assim como foi na quantidade de contentores transportados, apesar de ter registado uma quebra de 23,22%. Em termos gerais, a empresa transportou 198.679,23 toneladas, quando, no mesmo período de 2015, transportou 258.757,25, menos 60.078,02 toneladas.
A empresa holandesa Nile Dutch foi a líder no transporte de mercadorias no terceiro trimestre de 2016, com 243.3339,45 toneladas, apesar de ter tido também uma quebra de menos 54.686,37 toneladas, comparando com o período homólogo. A Safmarine também seguiu a ‘onda’ da Nile Dutch e da Maersk Line, com uma quebra de 103.410,13 toneladas, uma baixa de 60,80%. Em sentido contrário, a empresa francesa CMA CGM elevou a quantidade de mercadorias transportadas em 89% para as 149.627,53 toneladas, mais 70.873,76 em relação a 2015.
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