Mais de 180 projectos paralisados há 5 anos na Lunda-Norte por falta de dinheiro
Cerca de 187 projectos do Programa de Investimentos Públicos (PIP), ligados aos sectores da Educação, Saúde, Desportos e Estradas, estão paralisados há mais de cinco anos na Lunda-Norte por falta de dinheiro.
A confirmação é de Deolinda Satula Vilarinho, governadora provincial, que falava durante a reunião extraordinária do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, que decorreu, nesta terça-feira, 07, na capital da província, Dundo, orientada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
A governante avançou que, entre os projectos paralisados, se destaca o pavilhão multiusos do Chitato, o Instituto Técnico de Saúde e a estrada nacional 170, no troço Camaxilo/Lubalo/Xinge. Deolinda Vilarinho aproveitou a ocasião para informar ao ministro que a província da Lunda-Norte carece de um edifício administrativo para albergar todos os gabinetes provinciais, com vista a concentrar todos os serviços e aproximá-los aos cidadãos, justificando que as infra-estruturas onde funcionam os gabinetes pprovinciais “não oferecem condições dignas” para a prestação de serviços públicos com qualidade.
Enquanto isso, o ministro Dionísio da Fonseca, prometeu que vai, em sede da reunião de uma comissão de trabalho coordenada pelo ministro de Estado para a coordenação económica, apresentar o problema para a mobilização de financiamentos, no sentido de concluir as obras paralisadas de forma faseada.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública