Mais liquidez apesar da queda nas operações
O volume de receitas do Porto de Luanda disparou, em 2020, para 82,6 mil milhões de kwanzas, mais 66% que em 2019, quando os negócios resultaram em 47,7 mil milhões de kwanzas, declarou, o director Comercial e Gestão das Concessões daqueles serviços.
Num encontro com jornalistas para a apresentação do novo modelo de gestão do Porto de Luanda, Roberto Martins atribuiu o crescimento a factores como as alterações da taxa de câmbio, como uma acentuada depreciação do kwanza, e as receitas provenientes das operações de gestão do terminal multiusos.
Os dados apresentados por Roberto Martins apontam para o registo de 3.456 navios, contra 4 025 de 2019, uma queda de 14%, e a movimentação de 6.665 toneladas, menos 7% que as 7 .142 toneladas de 2019.
Ao contrário de 2019, o Porto de Luanda não recebeu qualquer navio de longo curso, tendo registado um ligeiro crescimento na importação de viaturas ligeiras e queda na entrada de veículos pesados. Roberto Martins sublinhou ainda um aumento de 71% das receitas inerentes aos serviços associados à carga, a chamada Taxa de Utilização Portuária (que envolve o transporte e o armazenamento das mercadorias).
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...