Girabola Zap
Banco BAI
GOVERNADOR CRIOU COMISSÃO ORGANIZADORA

Malange relança a produção do Algodão

30 Jun. 2016 Sem Autor País

O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos, criou na quarta-feira uma comissão organizadora para as conversações sobre o relançamento da cultura do algodão na província.

O governo provincial de Malange prevê produzir algodão em grande escala na Baixa de Cassanje, que compreende os municípios de Cahombo, Cunda-Dia-Base, Quela e Marimba, “de modo a dar resposta às dificuldades económicas que o país enfrenta”. Uma nota de imprensa do Governo provincial de Malange refere que o governador Norberto dos Santos criou uma comissão coordenada por si, coadjuvada pelo vice-governador para o sector económico, Domingos Eduardo, como coordenador-adjunto e integra, entre outros responsáveis, os directores provinciais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da indústria, Geologia e Minas, da Comunicação Social e do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Governo de Malanje.

O documento indica que competirá ao referido órgão recolher contribuições necessárias para a definição das linhas orientadoras para a produção do algodão na província. A reunião desta comissão poderá acontecer nos próximos dias no município do Quela, localidade afecta à região da Baixa de Cassanje, um dos celeiros da produção de algodão de Malanje e do país.

Além da região da Baixa de Cassanje, as outras comunidades vão ser igualmente motivadas a produzir e a comercializar algodão às empresas interessadas. No município de Cacuso já se produz algodão em pequena escala.

A produção do algodão em Malanje está paralisada há mais de 20 anos em consequência da guerra que assolou o país.

X