Manifestantes incendeiam Parlamento do Gabão
Um grupo de manifestantes ateou fogo, na quarta-feira, ao parlamento do Gabão após a polémica reeleição de Ali Bongo, como presidente por uma pequena margem, informou a imprensa local.
Logo após a divulgação dos resultados, simpatizantes do opositor Jean Ping saíram às ruas da capital Libreville para protestar e foram dispersados pela polícia, enquanto estavam a caminho da sede da Comissão Eleitoral Nacional (CENAP), dando início a uma série de distúrbios e saques.
Um habitante de Libreville declarou à AFP que “as chamas estão quase a espalhar-se por todo o edifício”. Segundo Yannick, a testemunha do incêndio. O Parlamento fica na Avenida Triomphal, onde se localizam outras instituições importantes, como a televisão estatal, a câmara municipal, o Centro Cultural Francês, o Ministério do Petróleo, as embaixadas da China e da Rússia.
As forças de segurança estavam na rua desde terça-feira, a título preventivo, aguardando a divulgação dos resultados das presidenciais, que opuseram Ali Bongo a Jean Ping, antigo presidente da União Africana. Desde que foi anunciada a vitória de Bongo, por 49,80% dos votos contra 48,23% de Ping, começaram confrontos nas artérias principais de Libreville entre apoiantes de Ping, polícia e militares.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações