Materiais de construção cada vez mais caros
Comércio. Comerciantes registam baixas do número de clientes. Preços estão mais elevados. Vendedores culpam fornecedores. Estes, por sua vez, apontam o dedo à instabilidade cambial.
A variação cambial tem sido apontada como a principal causa para a redução do fluxo de vendas dos materiais de construção nos mercados informais. A maior parte dos produtos é proveniente do exterior e é fornecido por estrangeiros.
Em alguns mercados da capital, os revendedores contaram, ao Valor Económico, como tem sido difícil aguentar o negócio, em que a venda de materiais de construção tem sido cada vez mais apertada.
No mercado do Zango IV, Teresa Manuel vendia um conjunto de 12 ripas de madeira, a 12.500 kwanzas. Isto até Outubro de 2023. Este ano, o mesmo conjunto custa 18.500 kwanzas, um aumento de 48%. A folha de contraplacado de 30 mm está a custar 3.500 kwanzas, quando o ano passado não passava dos 2.500.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história