Mau estado das vias impede circulação da produção agrícola do Bembe
O mau estado das vias que ligam as localidades do Wandu, Sundi e Zandi, no município do Bembe, 158 quilómetros da cidade do Uíge, está a condicionar o escoamento da produção agrícola.
A administradora municipal do Bembe, Maria Manuela Cardoso, revela que a via não é intervencionada há mais de 10 anos, que tem condicionado a circulação normal de pessoas e mercadorias. Acrescentou que o mesmo ocorre na via que liga o município do Songo/Lucala, passando por Toto, Bembe e Massala.
A administradora alerta que as localidades “são potencialmente agrícolas”, mas realçou que a falta de reabilitação das vias faz com que muitos produtos apodreçam.
Admitiu, por outro lado, que os camponeses estão engajados na produção agrícola, mas a insuficiência de meios de produção nomeadamente, catanas, enxadas, limas e tractores, dificulta igualmente o incremento da produção na circunscrição.
O município do Bembe tem uma população maioritariamente camponesa, estimada em mais de 32 mil habitantes. Dedica-se ao cultivo de mandioca, feijão, milho, dentre outros.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...