APP VE
Proposta superou necessidade em 3,44 mil milhões

Mercado reage aos Eurobonds de Angola com oferta significativa

20 Nov. 2019 Economia / Política

A oferta do Mercado Internacional, avaliados em 8,44 mil milhões de dólares, superou a terceira emissão de Eurobonds do Governo angolano fixada em três mil milhões de dólares norte-americanos.

Mercado reage aos Eurobonds de Angola com oferta significativa

A emissão foi efectuada esta terça-feira, 19 de Novembro, no mercado financeiro de Londres, após um ‘roadshow’ liderado pela ministra das Finanças, Vera Daves, pelas cidades de Nova Iorque, Boston e Londres.  

“ A comunidade de investidores expressou claramente a sua confiança na abrangência, velocidade e profundidade das reformas institucionais e económicas que estão sendo implementadas pelo Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço, tendo a procura atingido o valor máximo de 8,44 mil milhões de dólares”, sublinha nota do Ministério das Finanças citada pela Angop. 

Segundo a nota, com a operação, Angola captou os três mil milhões de dólares dos Estados Unidos previstos, tendo dividido a transacção em duas tranches, reduzindo as taxas de juro em 25 pontos percentuais para todas as maturidades.

Uma parcela com maturidade de 10 anos, com um valor nominal 1,75 mil milhões de dólares, com uma taxa de juro do cupão fixada em 8.00% e uma parcela com maturidade de 30 anos, com um valor nominal de 1,25 mil milhões de dólares americanos, com uma taxa de juro do cupão fixada em 9,125%.

A primeira emissão de Eurobonds de Angola foi emitida em 2015, no valor de 1,5 mil milhões de dólares norte-americanos. E a segunda aconteceu em 2018 e também no valor de três mil milhões de dólares. A emissão ora realizada foi autorizada a 7 de Novembro deste ano.