Ministra defende melhoria na produção nacional para exportação
A ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins, defendeu esta quarta-feira a necessidade de se incentivar a qualidade da produção nacional para ser aceite no mercado internacional.
A governante falava no acto de certificação de uma fábrica recentemente inaugurada (em dezembro do ano passado) Aceria de Angola (ADA). Entende que esta intenção é uma forma de reconhecer a potencialidade das indústrias e empresas locais a nível internacional.
Bernarda Gonçalves Martins reconheceu que o país possui várias empresas que produzem bens com qualidade e em grandes quantidades, apelando os responsáveis destas instituições no sentido de fazerem a sua certificação, com vista a exportação.
O presidente do conselho de administração da fábrica ADA, Jorge Choucair, disse que era objectivo, desde a criação da unidade fabril, possuir um certificado internacional, devido ao alto nível de produção. A fábrica Aceria de Angola localizada na Barra do Dande, no Bengo, foi inaugurada em Dezembro de 2015 e tem como meta de produção anual de 500 mil toneladas de aço por ano.
A ADA é a primeira fábrica de aço em África com certificação internacional da empresa portuguesa “Certif”. A sociedade emprega mais de 600 trabalhadores.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...