Para debater processo de recapitalização do fundo da APPO

Ministros africanos dos Petróleos chegam a Luanda

Ministros africanos dos petróleos continuam a chegar esta sexta-feira (19), a Luanda, para participarem na reunião do Conselho de Ministros da Organização de Produtores de Petróleos Africanos (APPO), a acontecer hoje, na capital.

20180116082404reformasdebate

Desembarcaram esta manhã os responsáveis do sector dos petróleos da Guiné Equatorial Gabriel Mbega Lima, da Nigéria, Emmanuel Ibe Kachikwu, e da Côte d'Ivoire, Thierry Tanho. Segundo fonte do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, os ministros do Gabão, Benin e Tchad, respectivamente Pascal Houangni Ambourque, Samou Seidou Adambi e Bechir Madet, cancelaram as suas presenças no fórum por motivos ainda não especificados.

A reunião prevê debater a estratégia de implementação da reforma da estrutura e de recapitalização do fundo da APPO, para a cooperação técnica, no sentido de concluir a reforma em curso na organização e abordar os desafios actuais da indústria petrolífera no continente e além-fronteiras.

Esta reforma visa adequar a APPO a rever a sua missão e adaptá-la ao novo contexto petrolífero internacional, bem como suprir as necessidades energéticas do continente africano.

Criada há 31 anos como plataforma de cooperação, colaboração e intercâmbio de experiências entre os seus membros, a APPO sucede a Associação dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPA) e é constituído por 18 países do continente e tem como membros fundadores Argélia, Angola, Benim, camarões, Congo, Líbia e Nigéria.