Aos 81 anos

Morreu Jorge Sampaio, antigo presidente português

10 Sep. 2021 Mundo

O ex-presidente português tinha 81 anos e estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide na sequência de dificuldades respiratórias.

Morreu Jorge Sampaio, antigo presidente português

Jorge Sampaio teve um papel de destaque na luta pelos valores democráticos desde a luta nos movimentos de contestação estudantil, no início dos anos 60, foi uma figura marcante na história da Revolução e como político é muitas vezes referido como um grande humanista, por ter liderado instituições e movimentos que se batiam pelos direitos humanos e união de povos, chegando a ser o Alto Representante para a Aliança das Civilizações da ONU.

Ainda em criança e para acompanhar a carreira do pai, médico especialista em saúde pública, Jorge Sampaio passou longas temporadas nos EUA e em Inglaterra, segundo a biografia do seu website. Em Portugal, fez o ensino secundário entre o liceu Pedro Nunes e o Passos Manuel, mas foi no ensino universitário que a carreira mais ligada à vida pública começou a crescer.

Estudou Direito na Universidade de Lisboa e foi presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito, sendo uma das caras da contestação estudantil. Entretanto, como advogado, construiu uma carreira de sucesso, defendeu vários presos políticos e ocupou também funções directivas na Ordem dos Advogados.

Na luta pelos valores da liberdade, candidatou-se em 1969 às eleições para a Assembleia Nacional portuguesa, que não ganhou tal como todos os que se opunham ao regime, e fez parte de vários movimentos de resistência.

Após a Revolução, faz parte dos criadores do Movimento Esquerda Socialista (MES) e em março de 1975 é nomeado Secretário de Estado da Cooperação Externa, no IV Governo Provisório portugês. Em 2019, na celebração dos seus 80 anos, destacou o 25 de Abril de 1974 como um dos momentos mais marcantes da sua vida.

 

X