Movimento dos países não-alinhados reúnem-se hoje
O Movimento dos Países Não Alinhados reúne-se hoje, segunda-feira, através de videoconferência, numa cimeira convocada pelo chefe de Estado do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para debater a pandemia do novo coronavírus.
Ao anunciar a convocatória da cimeira, a 25 de Abril, Aliyev que derige actualmente a organização manifestou a esperança de que o movimento irá tomar decisões importantes para a mobilização dos Estados membros na luta contra o coronavírus, o fortalecimento da solidariedade e o multilateralismo.
A mobilização dos esforços de todos os Estados e organizações internacionais é de “grande importância” nas actuais condições epidemiológicas, razão pela qual todos os Estados-membros do movimento apoiaram, de forma unânime, a proposta, disse então Aliyev.
Dado que o Movimento dos Não Alinhados integra 120 países, participarão na cimeira apenas os representantes regionais, tendo sido, paralelamente, convidadas instituições, entre outras, como as Nações Unidas, União Africana (UA), Organização Mundial de Saúde (OMS).
A 18.ª e última realizada até hoje da Cimeira do Movimento dos Não Alinhados realizou-se em Baku a 25 e 26 de Outubro de 2019, altura em que o país assumiu a presidência ‘pró tempore’ da organização internacional até 2022.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...