O multimilionário que destronou Bill Gates por algumas horas
CARREIRA. Entre os analistas reina o consenso de que Bezos deverá, em breve, ‘reclamar’ novamente o título, precisamente pelo facto de a sua fortuna ser uma das que mais cresce, nos últimos tempos, no mundo dos multimilionários.
Durou pouco o reinado de Jeff Bezos no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo. O fundador e CEO da Amazon manteve a posição de número um no ranking durante apenas algumas horas, na passada quinta-feira, 27, mas logo caiu para o segundo lugar, voltando a figurar atrás de Bill Gates.
De acordo com uma lista actualizada em tempo real pela Forbes, o fundador da Amazon passou a detentor desse título, ainda que por algumas horas, devido à valorização das acções da empresa que dirige, que subiram cerca de 40% no último ano. Cada acção da Amazon vale 1.063 dólares, segundo o The New York Times. Bezos detém quase 17% da empresa, o equivalente a 81 milhões de acções.
O aumento de 269 milhões de dólares na fortuna do espanhol Amâncio Ortega valeu-lhe o terceiro lugar, segundo a Forbes. O pódio fica completo com Ortega, que é o presidente e fundador da Inditex, grupo de empresas que detém marcas como a Zara e a Massimo Dutti. Entretanto, entre os analistas reina o consenso de que Bezos deverá, em breve, ‘reclamar’ novamente o título, precisamente “pelo facto de sua fortuna ser uma das que mais cresce, nos últimos tempos, no mundo dos multimilionários.
De Março até ao presente momento, Jeff Bezos ficou mais rico do que a concorrência ao amealhar 14,2 mil milhões de dólares, enquanto Gates engordou a conta com 3,8 mil milhões de dólares, no período em referência, segundo a Forbes. Sem mencionar que a gigante do ‘retalho’ electrónico, na qual Bezos mantém uma fatia de 17%, vive actualmente a sua melhor fase, sendo já apontada como a empresa de capital aberto com mais possibilidades de atingir uma capitalização inédita de um bilião de dólares.
BEZOS POR DENTRO
Numa altura em que se tornou no centro das atenções da esmagadora maioria da imprensa internacional, muitos quererão saber quem, na verdade, é o homem que deixou por algumas horas em segundo lugar Bill Gates, na lista dos mais ricos do mundo.
Jeff Bezos, segundo a imprensa de especialidade, não é o tipo de multimilionário com grande atracção por carros de luxo ou outras raridades onerosas, e sempre que coloca a mão no bolso para fazer alguma compra grande é porque tem um objectivo muito maior do que apenas satisfazer um desejo pessoal.
Desde 2013, por exemplo, Bezos está a investir forte para aumentar a sua presença em Washington, D.C. Foi quando desembolsou 250 milhões de dólares para assumir o controlo do “The Washington Post” e, recentemente, chegou a pagar 23 milhões de dólares por uma mansão na capital americana numa região onde terá como vizinhos Michelle e Barack Obama, além de Ivanka Trump e Jared Kushner.
BANANAS PARA OS VIZINHOS
Acusado de ser menos generoso do que outros multimilionários como Gates, Warren Buffett e Mark Zuckerberg, Bezos é visto com outros olhos por seus vizinhos, em Seatlle, EUA, onde reside e onde se situa a sede da Amazon.
Todos os dias, manda distribuir bananas suficientes para as mais de cinco mil pessoas que circulam ao lado da sua residência e de suas empresas. Para evitar a fama de ‘mão de vaca’, o multimilionário anunciou também no Twitter recentemente que aceita ouvir ideias sobre como investir em filantropia. Por outro lado, Além da Amazon, Jeff Bezos é também o fundador da Blue Origin, uma empresa aeroespacial privada que investe na ideia de exploração de outros planetas e que fará a sua primeira viagem no próximo ano. O tema é um dos que mais empolga o multimilionário que, no entanto, acredita que, em breve, existirão hotéis espaciais, parques de diversão intergaláticos e até cidades inteiras girando sobre a terra.
De tão ‘apaixonando’ que é pelo negócio, Bezos até mandou gravar o slogan da Blue Origin nas botas que costuma usar, num estilo que faz lembrar os Cowboys dos filmes de Faroeste, escrevendo “Gradatim Ferociter”, expressão latina que significa, em português, “Passo a passo, ferozmente”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...