O trio de multimilionários mais rico do que metade da população dos EUA
CARREIRA. Bill Gates, Jeff Bezos e Warren Buffett têm, em conjunto, uma fortuna avaliada em cerca de 248,5 mil milhões de dólares, conclui estudo “Billionaire Bonanza”, recentemente divulgado. s três homens mais ricos dos Estados Unidos da América (EUA) têm mais dinheiro que metade da população daquele país, calculada em 160 milhões de pessoas, segundo os dados oficiais.
Os multimilionários em causa são, segundo a imprensa especializada, os já conhecidos Bill Gates, fundador da Microsoft; Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, e Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway.
Este trio soma uma fortuna avaliada em 248,5 mil milhões de dólares, de acordo com um novo relatório, designado ‘Billionaire Bonanza’ e elaborado pelo Inequality.org, recentemente divulgado.
A fortuna de Bill Gates é de 89 mil milhões de dólares, segundo o estudo, enquanto a de Jeff Bezos é de 81,5 mil milhões de dólares. Warren Buffet, por sua vez, é dono de uma fortuna avaliada em 78 mil milhões de dólares.
O relatório usou como base a mais recente lista dos mais ricos da Forbes. Os valores em causa, no entanto, variam dia após dia, sendo que estão ligados ao preço das acções que os empresários têm nas respectivas companhias.
O estudo mostra também que as 400 pessoas mais ricas dos EUA detêm uma fortuna conjunta de 2,68 biliões de dólares. Um valor equivalente ao produto interno bruto (PIB) do Reino Unido, comparou o jornal ‘Daily Mail’.
“As nossas 400 pessoas mais ricas agora têm mais dinheiro combinado do que os 64% mais pobres da população norte-americana, cerca de 80 milhões de domicílios ou 204 milhões de pessoas. Ou seja, é mais gente do que a população do Canadá e a do México combinadas”, diz o estudo.
O documento defende que o presidente norte-americano Donald Trump deveria estabelecer impostos mais rigorosos à camada mais rica do país. “A desigualdade está a crescer. Agora é a hora de tomar acções que a reduzam e não o momento de cortes de impostos para os ricos”, disse o economista Chuck Collins, co-autor do estudo elaborado pelo equality.org .
“A nossa elite de multimilionários continua a separar-se do resto de nós. Não testemunhávamos níveis tão extremos de riqueza e poder concentrados há um século”, indica o estudo.
CIDADE FUTURISTA, A NOVA APOSTA DE BILL GATES
O mais novo projecto de um dos homens mais ricos do mundo é construir uma cidade futurista. Bill Gates acaba de dar o primeiro passo para tirar a ideia do papel. O fundador da Microsoft comprou, por 80 milhões de dólares, um terreno de 24,8 mil hectares no meio de um deserto no sudeste do estado norte-americano do Arizona.
De acordo com o Business Real Estate Weekly of Arizona, a cidade, baptizada de Belmont, terá capacidade para cerca de 80 mil unidades residenciais e quase quatro mil hectares reservados para indústrias, escritórios e comércio.
Uma comunidade com comunicação e infra-estrutura de ponta, projectada em torno de redes digitais de alta velocidade, com uso de novas tecnologias de fabricação. É assim que a Belmonte Partners, empresa do ramo imobiliário, define as características da futura cidade inteligente.
A ideia de criar cidades como esta não é assim tão nova. A China, por exemplo, quer construir uma metrópole com tecnologia de ponta para rivalizar com Nova York, indica um artigo do ‘The Economist’.
O Google também segue nesta linha, mas escolheu Toronto como sede do seu projecto de cidade inteligente. E as empresas do Médio Oriente, que já estão acostumadas a realizar projectos faraónicos, não querem ficar para trás e antecipam um plano semelhante na Malásia, escreve ainda o ‘The Economist’ que, no entanto, não detalha os meandros do projecto.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...