Evolução do mercado

OPEP+ analisam comportamento da indústria petrolífera

03 Mar. 2021 Mercado & Finanças

Os vinte e três Estados Membros do Grupo OPEP+ (13 Países Exportadores de Petróleo e 10 Não-OPEP) vão avaliar, hoje, em reunião, a evolução do mercado petrolífero mundial e procederem os ajustes pertinentes para um melhor preço e equilíbrio da procura e oferta.

OPEP+ analisam comportamento da indústria petrolífera

De acordo com uma nota, nesta quarta-feira, o grupo reúne pela 27ª vez, o JMMC (Comité Ministerial de Monitoramento Conjunto), órgão criado pelos “cooperantes”, à luz da Declaração de Cooperação (DoC-2016), que junta em uma plataforma os OPEP e parceiros.

A referida reunião acontece desde Novembro de 2020, ocasião em que os 23 Estados Membros do Grupo OPEP+ decidiram realizar encontros mensais, via Webinar, para avaliar a evolução do mercado petrolífero, por formas a dinamizar o sector.

Entretanto, o evento de hoje antecede a 14ª Conferência de Ministros do Grupo OPEP+, que acontece na quinta-feira, 04 de Março, em Viena (Austrália), a partir das 14 horas de Angola, via virtual.

Nas duas sessões, estão previstas, antes da adopção das agendas, as intervenções do Príncipe Abdulaziz bin Salman, Ministro da Energia da Arábia Saudita e co-presidente da OPEP+; Alexander Novak, Vice-Primeiro Ministro da Federação Russa e co-presidente da OPEP+,  e do Presidente da OPEP e Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino  Azevedo.

 

X