CNE
Esta terça-feira

OPEP e Rússia decidem aumento da produção

03 Jan. 2022 Economia / Política

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Rússia e outros produtores de petróleo bruto vão decidir esta terça-feira se aumentam a oferta de petróleo em 400.000 barris por dia em Fevereiro, seguindo o seu plano de recuperação gradual do nível anterior à pandemia.

OPEP e Rússia decidem aumento da produção

Segundo fontes do secretariado da OPEP citadas pela agência noticiosa Efe, a decisão deverá ser tomada numa teleconferência ministerial de um grupo de 23 países em Viena. De acordo com a aliança, liderada pela Arábia Saudita e pela Rússia, deverá aprovar a próxima fase do plano adoptado em Julho de 2021, que prevê aumentar mensalmente a produção diária em 400.000 barris até Setembro deste ano.

O objectivo passa por devolver ao mercado os níveis de produção antes do corte de 9,7 milhões de barris por dia, adoptado em Abril de 2020 para compensar a queda histórica na procura de energia, provocada pelas restrições à mobilidade para travar a propagação da pandemia da covid-19.

Na mais recente reunião virtual, realizada em 02 de Dezembro, a OPEP+ confirmou o aumento para este mês, que eleva a produção conjunta de 40,094 milhões de barris por dia para 40,494 milhões de barris por dia.

Deste volume, 24,554 milhões de barris por dia correspondem à produção por membros da OPEP (sem Venezuela, Irão e Líbia) e 15,94 milhões de barris por dia ao grupo de aliados.

Venezuela, Irão e Líbia não integram estes limites uma vez que as suas indústrias enfrentam declínios involuntários, atribuídos a razões como sanções, conflitos ou crises.