ANGOLA GROWING
REGISTOS INICIARAM EM 2015

Operadoras de telefonia registaram 10,4 milhões de clientes

TELECOMUNICAÇÕES. Angola tem mais de 10,3 milhões de utilizadores da rede móvel 87,3% dos quais correspondem à Unitel. Mas faltam quase três milhões de cartões fazerem o registo obrigatório.

25188579 874907345967750 1388687019 n

Angola registou, até Outubro deste ano, 10,4 milhões de cartões da telefonia móvel e fixa, revelou o Instituto Angolano das Comunicações (Inacom) ao VALOR, com dados obtidos depois de se ter iniciado a obrigatoriedade de se registarem os números de telefone.

Dados oficiais indicavam, em 2016, que Angola tinha cerca de 13 milhões de utilizadores de telemóveis, o que significa que haverá cerca três milhões de registos por fazer, descontados os números que terão entrado em funcionamento este ano.

Do total de utilizadores, a operadora Unitel detém nove milhões, cerca de 87%, e a Movicel, 1,3 milhões.

De acordo com os dados do Inacom, a Unitel registou 95% dos seus clientes, a Movicel 71% e a operadora estatal Angola Telecom apenas 37,5%. Neste último caso, a percentagem representa 57 mil clientes.

O registo obrigatório iniciou-se em 2015 e o Governo apresentou, como razões para ter adoptado a medida, a prevenção dos “efeitos maléficos e criminais, desvirtuadores dos bons usos e costumes socioculturais do país com o combate ao uso abusivo por algum segmento da sociedade das redes e serviços de comunicações electrónicas”.

O procedimento mostrou não ser “uma tarefa fácil”, chegou a admitir o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação, Carvalho da Rocha, que defendeu a “necessidade de garantir o uso das tecnologias de um modo cada vez mais seguro”. “Pedimos desculpas pelos transtornos causados aos utentes, mas era importante fazer esse exercício”, chegou a reiterar o governante, em conferência de imprensa de balanço do sector das comunicações.

Bloqueio em vigor

As operadoras de telefonia já começaram a efectuar o bloqueio dos cartões de utentes que não efectuaram o registo, segundo o presidente do conselho de administração, do Inacom, ao VALOR, António Benge. “Muitos números já estão bloqueados e o processo vai continuar nos próximos tempos se os utilizadores não efectuarem o registo”, alertou, sem, no entanto, revelar números.

O bloqueio dos números ocorre 30 dias depois de as operadoras efectuarem avisos aos clientes. Após o fim desse tempo, o número é bloqueado definitivamente e os saldos revertidos para o Fundo de Apoio às Comunicações (FADCOM).

Líderes do mercado

Os últimos dados estatísticos do Inacom dão conta que Angola contava, até ao ano passado, com 13 milhões de usuários de telemóveis.

O país tem ainda 4,1 milhões de utilizadores de internet, 304.493 da rede fixa. A Unitel liderava o mercado da telefonia móvel, com 73%, enquanto os clientes da Movicel correspondem a 27%. Na rede fixa, a Angola Telecom é a ‘campeã’ com 68% da quota de mercado, a MS Telecom com 18%, a TV Cabo com 12% e a Startel com apenas 2%.