DA RESTAURAÇÃO, À REDE DE HOTÉIS E À FUGA AO FISCO

Os ‘dribles’ de CR7 nos negócios

25 Jun. 2018 António Nogueira Gestão

INVESTIMENTOS. Em meio da azáfama do Mundial que decorre na Rússia, Cristiano Ronaldo continua a crescer no mundo dos negócios. Já tem um universo empresarial que aumenta de forma acelerada. Sucesso é ensombrado pelas fugas ao Fisco que lhe valeram uma multa de 13 milhões de euros.

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Cinco vezes melhor jogador do mundo, quatro vezes futebolista do ano da Europa, uma vez campeão da Europa, cinco vezes vencedor da Champions-League, duas vezes campeão de Espanha, uma vez vencedor da Taça de Inglaterra e quatro vezes da Bota de Ouro.

Esta é apenas parte do invejável palmarés do craque português Cristiano Ronaldo, de 33 anos, que, no Mundial da Rússia, continua a fazer valer os títulos já conquistados, tendo-se destacado como o melhor marcador da primeira série da prova com quatro golos rubricados (até antes do jogo contra o Irão).

Mas, nos últimos anos, o futebolista tem revelado que não é apenas craque nos relvados, mas também no mundo dos negócios, área onde, desde 2013, tem estado a apostar forte em ramos que vão desde a restauração a redes de hotéis, cosméticos (perfumes) e vestuário.

Aliás, foi neste último segmento em que Cristiano Ronaldo se estreou nos negócios, quando começou a comercializar produtos com a marca CR7. Na altura, a aventura recaiu sobre uma colecção de roupa interior e meias com nome próprio. Depois, foi a vez dos cosméticos, mais concretamente perfumes. A estreia do craque arrancou com o lançamento, em 2015, da marca de perfume ‘Legacy for Men’ a um preço inicial unitário de 29 euros.

Além do perfume, a colecção ‘Cristiano Ronaldo Legacy’, que se compra nos sites ‘Cristiano Ronaldo fragrances’ ou na Amazon, conta ainda com ‘after-shaves, desodorizantes e gel de banho.

A aposta a seguir ocorreu na área dos vestuários com o lançamento da linha CR7 Denim. A colecção apresenta vários modelos em ganga como calças, calções, camisas e blusões de diferentes cores, que variam entre os 50 e os 130 euros, e destinam-se ao cliente masculino entre os 18 e os 30 anos.

De acordo com a imprensa espanhola, esta colecção, cujo valor de investimento não foi revelado, resulta da parceria entre Ronaldo e a empresa Uniti Fashion, com sede na África do Sul, que desenhou e produziu as peças.

Ainda nessa área, o futebolista investiu também numa colecção de ‘t-shirts’, tendo-a baptizado com o nome ‘CR7 shirts’. O norte-americano Richard Chai é o responsável pelo desenho.

Em 2016, seria então a vez de o português investir em calçados, tendo lançado, o ‘CR7 footwear’, uma colecção cujos preços por cada par variam entre os 99 e os 549 euros.

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS

De acordo com a imprensa lusa, uma das estratégias de investimento de Cristiano Ronaldo tem passado pela associação a marcas fortes. Aconteceu, por exemplo, com o grupo hoteleiro Pestana, com o qual começou por abrir um hotel no Funchal, ilha da Madeira, terra onde nasceu e que já o homenageou dando o seu nome ao aeroporto local.

A segunda unidade da rede hoteleira abriu em Lisboa e prevê-se ainda que, este ano, ineugure um terceiro hotel em Madrid, na Gran Via. O projecto é uma parceria com o também empresário português José Theotónio, com quem investiu cerca de 75 milhões de euros.

A Pestana, rede familiar com mais de 90 hotéis de alto nível, espera que a parceria com Ronaldo a ajude a competir por uma melhor posição no mercado de redes de hotel de luxo internacionais, como a espanhola Melia, a francesa Accor Hoteis e a gigante norte-americana Marriott International.

Outra aposta foi no mundo dos ginásios. Aqui, o craque português fez uma ‘joint-venture’ com a norte-americana Crunch e avançou com um ‘franchising’ para o mercado de ‘fitness’ espanhol. O primeiro ‘CR7 Crunch Fitness’ abriu em Madrid há cerca de um ano e, no início de 2018, o jornal espanhol ‘Expansión’ noticiava que o objectivo é abrir até centena e meia de unidades em Espanha e outros 50 a 75 em Portugal durante os próximos anos.

Os ‘CR7 Crunch Fitness’ são ginásios ‘low-cost’, mas com a assinatura pessoal do atleta. Um conceito que Cristiano quis colocar também numa das últimas novidades da CR7.

E a lista continua. Ainda para este mês, está prevista a abertura de um restaurante em Gramado, Brasil, numa parceria com as empresas Gramado Resort e Lugano. Chamar-se-á Dona Dolores, em homenagem à mãe do craque.

É possível que o próximo investimento seja em Paris, se for concretizada uma transferência para o Paris Saint-Germain, como já há quem palpite, na sequência das declarações de Ronaldo no final da Champions.

Cristiano Ronaldo decidiu apostar igualmente no ramo das aplicações digitais, com o projecto ‘Thing Pink’, uma ferramenta que se dedica a desenvolver aplicações móveis em android para outras empresas como McDonald’s, FNAC ou Vitaminas.

O craque destaca-se por ter, em Portugal, um museu construído em sua homenagem. O ‘Museu CR7’ foi inaugurado a 1 de Julho de 2016, pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O sucesso nos negócios não o impede de fazer outras fintas, mas ao pagamento de impostos. A ser investigado desde o ano passado, o jogador português foi condenado pelos tribunais espanhóis ao pagamento de uma multa e com juros de mais de 13 milhões de euros. Escapou assim a ser condenado a uma pena efectiva por ter burlado o Fisco espanhol, não declarando os valores que recebe anualmente. Mesmo assim, foi condenado a dois anos de pena suspensa. *com jornais portugueses