Os ‘dribles’ de CR7 nos negócios
INVESTIMENTOS. Em meio da azáfama do Mundial que decorre na Rússia, Cristiano Ronaldo continua a crescer no mundo dos negócios. Já tem um universo empresarial que aumenta de forma acelerada. Sucesso é ensombrado pelas fugas ao Fisco que lhe valeram uma multa de 13 milhões de euros.
Cinco vezes melhor jogador do mundo, quatro vezes futebolista do ano da Europa, uma vez campeão da Europa, cinco vezes vencedor da Champions-League, duas vezes campeão de Espanha, uma vez vencedor da Taça de Inglaterra e quatro vezes da Bota de Ouro.
Esta é apenas parte do invejável palmarés do craque português Cristiano Ronaldo, de 33 anos, que, no Mundial da Rússia, continua a fazer valer os títulos já conquistados, tendo-se destacado como o melhor marcador da primeira série da prova com quatro golos rubricados (até antes do jogo contra o Irão).
Mas, nos últimos anos, o futebolista tem revelado que não é apenas craque nos relvados, mas também no mundo dos negócios, área onde, desde 2013, tem estado a apostar forte em ramos que vão desde a restauração a redes de hotéis, cosméticos (perfumes) e vestuário.
Aliás, foi neste último segmento em que Cristiano Ronaldo se estreou nos negócios, quando começou a comercializar produtos com a marca CR7. Na altura, a aventura recaiu sobre uma colecção de roupa interior e meias com nome próprio. Depois, foi a vez dos cosméticos, mais concretamente perfumes. A estreia do craque arrancou com o lançamento, em 2015, da marca de perfume ‘Legacy for Men’ a um preço inicial unitário de 29 euros.
Além do perfume, a colecção ‘Cristiano Ronaldo Legacy’, que se compra nos sites ‘Cristiano Ronaldo fragrances’ ou na Amazon, conta ainda com ‘after-shaves, desodorizantes e gel de banho.
A aposta a seguir ocorreu na área dos vestuários com o lançamento da linha CR7 Denim. A colecção apresenta vários modelos em ganga como calças, calções, camisas e blusões de diferentes cores, que variam entre os 50 e os 130 euros, e destinam-se ao cliente masculino entre os 18 e os 30 anos.
De acordo com a imprensa espanhola, esta colecção, cujo valor de investimento não foi revelado, resulta da parceria entre Ronaldo e a empresa Uniti Fashion, com sede na África do Sul, que desenhou e produziu as peças.
Ainda nessa área, o futebolista investiu também numa colecção de ‘t-shirts’, tendo-a baptizado com o nome ‘CR7 shirts’. O norte-americano Richard Chai é o responsável pelo desenho.
Em 2016, seria então a vez de o português investir em calçados, tendo lançado, o ‘CR7 footwear’, uma colecção cujos preços por cada par variam entre os 99 e os 549 euros.
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
De acordo com a imprensa lusa, uma das estratégias de investimento de Cristiano Ronaldo tem passado pela associação a marcas fortes. Aconteceu, por exemplo, com o grupo hoteleiro Pestana, com o qual começou por abrir um hotel no Funchal, ilha da Madeira, terra onde nasceu e que já o homenageou dando o seu nome ao aeroporto local.
A segunda unidade da rede hoteleira abriu em Lisboa e prevê-se ainda que, este ano, ineugure um terceiro hotel em Madrid, na Gran Via. O projecto é uma parceria com o também empresário português José Theotónio, com quem investiu cerca de 75 milhões de euros.
A Pestana, rede familiar com mais de 90 hotéis de alto nível, espera que a parceria com Ronaldo a ajude a competir por uma melhor posição no mercado de redes de hotel de luxo internacionais, como a espanhola Melia, a francesa Accor Hoteis e a gigante norte-americana Marriott International.
Outra aposta foi no mundo dos ginásios. Aqui, o craque português fez uma ‘joint-venture’ com a norte-americana Crunch e avançou com um ‘franchising’ para o mercado de ‘fitness’ espanhol. O primeiro ‘CR7 Crunch Fitness’ abriu em Madrid há cerca de um ano e, no início de 2018, o jornal espanhol ‘Expansión’ noticiava que o objectivo é abrir até centena e meia de unidades em Espanha e outros 50 a 75 em Portugal durante os próximos anos.
Os ‘CR7 Crunch Fitness’ são ginásios ‘low-cost’, mas com a assinatura pessoal do atleta. Um conceito que Cristiano quis colocar também numa das últimas novidades da CR7.
E a lista continua. Ainda para este mês, está prevista a abertura de um restaurante em Gramado, Brasil, numa parceria com as empresas Gramado Resort e Lugano. Chamar-se-á Dona Dolores, em homenagem à mãe do craque.
É possível que o próximo investimento seja em Paris, se for concretizada uma transferência para o Paris Saint-Germain, como já há quem palpite, na sequência das declarações de Ronaldo no final da Champions.
Cristiano Ronaldo decidiu apostar igualmente no ramo das aplicações digitais, com o projecto ‘Thing Pink’, uma ferramenta que se dedica a desenvolver aplicações móveis em android para outras empresas como McDonald’s, FNAC ou Vitaminas.
O craque destaca-se por ter, em Portugal, um museu construído em sua homenagem. O ‘Museu CR7’ foi inaugurado a 1 de Julho de 2016, pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O sucesso nos negócios não o impede de fazer outras fintas, mas ao pagamento de impostos. A ser investigado desde o ano passado, o jogador português foi condenado pelos tribunais espanhóis ao pagamento de uma multa e com juros de mais de 13 milhões de euros. Escapou assim a ser condenado a uma pena efectiva por ter burlado o Fisco espanhol, não declarando os valores que recebe anualmente. Mesmo assim, foi condenado a dois anos de pena suspensa. *com jornais portugueses
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