PAC reforçado com mais 24,7 mil milhões de kwanzas
O Governo vai assinar com quatro bancos comerciais memorandos de entendimento para a operacionalização do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), que fica assim reforçado em mais 24,7 mil milhões de kwanzas.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Economia e Planeamento, este reforço poderá crescer com a adesão de outros bancos, que têm manifestado interesse em juntar-se a este instrumento de financiamento do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), que já conta com 198 mil milhões de kwanzas, provenientes de outros nove bancos comerciais.
“Com a adesão destes quatro novos bancos, o PAC tem disponíveis em total de 222,7 mil milhões de kwanzas para financiar projectos inseridos no PRODESI”, refere a nota.
Também o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FRACA) vai assinar contratos com oito sociedades de microcrédito, que vão operacionalizar a terceira linha de crédito das medidas de alívio dos efeitos económicos e financeiros negativos avaliados em quatro mil milhões de kwanzas.
A referida linha pretende dinamizar a actividade de micro negócios nos sectores de processamento alimentar, logística e distribuição de produtos agroalimentares e de pesca, reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção cultural e artística, desenvolvimento de ‘softwares’, bem como outros produtos e serviços que constituem a cadeia de agronegócio.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...