País pode deixar de pagar dívida de 2,6 mil milhões USD
Angola pode deixar de pagar 2,6 mil milhões de dólares de dívida este ano, o que corresponde a 3,1 por cento PIB do ano de 2019 segundo a agência de notação financeira Fitch Ratings.
A Fitch Ratings considera que Angola será o país mais beneficiado com uma possível extensão da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) do G20, podendo “poupar” o equivalente a 4,3 por cento do PIB.
De acordo com dados dos pagamentos devidos, publicados pelo Banco Mundial, só cinco dos 22 países que a Fitch avalia, e que são elegíveis para participar na DSSI, podem ver os requisitos de financiamento para este ano reduzidos em mais de um por cento, sendo o benefício para Angola o mais elevado, com 4,3 por cento.
Os dados vêm descritos no relatório sobre o impacto da adesão dos países mais vulneráveis à iniciativa do G20.
Segundo o documento enviado aos investidores, que a Lusa teve acesso, dos países elegíveis, Angola, Moçambique, República do Congo e Laos, apenas este último não se candidatou à iniciativa organizada em Abril.
Esses países pretendem suspender os pagamentos de dívida oficial bilateral até final deste ano, mas em Novembro pode ser prolongado para até final de 2021, devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus nas economias mais fragilizadas.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável