Girabola Zap
Banco BAI
No primeiro trimestre deste ano

País regista queda de 27% de receitas cambiais

27 May. 2020 Economia / Política
País regista queda de 27% de receitas cambiais

O país registou, no primeiro trimestre deste ano, uma queda de cerca de 27 por cento das receitas cambiais provenientes do sector petrolífero, informou, esta terça-feira, o governador do BNA, José de Lima Massano.

O gestor do BNA falava à imprensa, no final da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente João Lourenço.

Informou que 95 por cento das receitas cambiais que o país gera têm como fonte o sector petrolífero.

José de Lima Massano declarou que a queda é consistente com o actual momento do mercado mundial de petróleo, ou seja, efeito combinado preço e quantidade.

Segundo o governador do banco central, nesse período observou-se, também, um recuo na captação de receitas no sector diamantífero, que tem tido uma quota de cerca de 3 por cento das exportações nacionais.

Ainda assim, notou, os bancos comerciais, nas sessões de leilão ao BNA e nas compras que passaram a fazer directamente ao sector petrolífero e a outros clientes, colocaram nesse período cerca de 3 mil milhões de dólares, dos quais quase 50 por cento para compra de mercadorias.

Informou que, nesse trimestre, as importações de bens alimentares caíram em cerca de 31 por cento, comparativamente ao último trimestre de 2019.