Girabola Zap
Banco BAI
Cunene

Panificadoras compram trigo na Namíbia

27 Jul. 2016 Sem Autor País

O representante da Associação das Indústrias Panificadoras e Pastelaria de Angola (AIPPA) no Cunene, António José Ferreira, informou que as panificadoras locais estão a recorrer ao mercado da vizinha República da Namíbia para a aquisição de farinha de trigo, fruto da escassez dessa matéria- prima no mercado local.

Em declarações à Angop, a propósito do funcionamento das panificadoras no Cunene, o responsável frisou que devido a falta de farinha no mercado nacional, o mercado namibiano está a ser apontado como a solução imediata para manter o ritmo normal da produção de pão na província.

Sublinhou ainda que nesse exercício, a associação conta com o apoio do governo local na facilitação de aquisição de divisas junto dos bancos comerciais.

Esclareceu que adquirindo o produto no mercado namibiano, cada saco de farinha de trigo de 50kg, fica orçado em 7.500 kwanzas, ao contrário do preço especulativo de 27 mil Kwanzas praticado por cada unidade comercial no mercado informal.

A nível do país, a província do Cunene normalmente adquire a farinha de trigo na Huíla através da importadora Angolisar que reduziu substancialmente as vendas. Neste momento cada padaria pode adquirir apenas 30 sacos.

Actualmente no Cunene o preço do pão está a ser comercilaizado ao preço de 45 Kwanzas contra os 15 anteriores.

X