Pescadores querem maior aproveitamento do peixe no rio Queve

13 Apr. 2016 Sem Autor País

O representante dos pescadores na aldeia de Caninda, na Cela, Kwanza-Sul, Cardoso Quipanda, defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de maior aproveitamento dos recursos pesqueiros no rio Queve, com vista o aumento do rendimento familiar.

 

O pescador afirmou, em declarações à Angop, que “há grandes potencialidades pesqueiras no rio Queve”, já que a bacia hidrográfica é rica em bagre, cacusso e tuqueia”. Entende que “se deve aproveitar de forma racional estes recursos”.

Lamentou a falta de material de captura como anzóis, redes e canoas, que muito contribuem para a captura, mas mostrou-se satisfeito por haver mercados formais onde podem comercializar o pescado.

A pesca continental, no Kwanza-Sul, é feita nos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Conda, Cela, Quibala, Libolo, Ebo, Seles, Quilenda, Cassongue e Mussende.

Segundo a estatística da direcção provincial das Pescas, a província conta já com quatro projectos dos melhores no país, oito projectos cadastrados e 176 cidadãos registados com intenção para o exercício da aquicultura.