Petróleo cai 6% e fica de novo abaixo dos 100 dólares
Os preços do petróleo estão a cair 6%, após a China ter imposto novas restrições para travar surtos da Covid-19 em várias cidades e também à luz dos crescentes receios de uma recessão.
As desvalorizações do petróleo agravaram-se e o barril de Brent está, de novo, abaixo da fasquia dos 100 dólares.
O brent, referência para as exportações angolanas, recuou nesta terça-feira 6,8% para os 99,8 dólares, numa negociação marcada por volatilidade, com os preços a oscilar no intervalo dos 100 a 99 dólares. Já o WTI, negociado em Nova Iorque, cai 6,5% para os 97,28 dólares.
A pesar nos preços está também a valorização do dólar, já que torna a matéria-prima cotada nesta moeda mais cara para os detentores de outras moedas. “No Ocidente, a combinação de altos preços de energia e taxas de juros crescentes está a alimentar preocupações sobre uma recessão que teria um sério impacto na procura por petróleo”, nota também o Commerzbank, citado pela Reuters.
Do lado da procura, a perspectiva de novas restrições na China também preocupa, depois de os últimos confinamentos nalgumas das maiores cidades do país terem tido um impacto expressivo neste indicador.
Eco
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública