Anúncio de subscrição
Negociações entre a Rússia e a Ucrânia

Petróleo sobe 3% e transacciona acima dos 110 dólares

21 Mar. 2022 Mundo

As cotações de petróleo nos mercados internacionais voltam a acelerar, com o Brent a subir quase 3% para 111,06 dólares.

Petróleo sobe 3% e transacciona acima dos 110 dólares

O barril de Brent, negociado em Londres que serve de referência para as exportações angolanas, está a valorizar 3,10% para 111,31 dólares. O WTI, que é negociado em Nova Iorque, está a subir 3,28% para 108,15 dólares.

O progresso limitado nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, depois de alguns sinais promissores, está a condicionar a negociação do petróleo nos mercados financeiros. O Ministério da Defesa da Rússia tinha feito um ultimato à Ucrânia para que retirasse todo o pessoal militar de Mariupol, incluindo aqueles que Moscovo descreve como “mercenários”, entre as 10h e as 12h locais, através de um corredor criado para o efeito. Em troca, a Rússia comprometia-se a abrir corredores humanitários para a retirada dos cerca de 130 mil civis que permanecem na cidade e para a entrada de comboios humanitários, segundo a agência de notícias russa RIA.

Contudo o prazo já terminou e apesar de o presidente ucraniano ainda não ter falado sobre o assunto, a vice-primeira-ministra Iryna Vereschuk disse que a rendição da cidade “não é uma opção”.

O mercado global do “ouro negro” está sob forte turbulência na sequência da invasão russa à Ucrânia, com os Estados Unidos e a Europa a impor fortes sanções a Moscovo e os compradores de petróleo a evitarem compras ao país.

                                                                                                              ECO/VE