Petrolífera BP anuncia que vai abandonar a russa Rosneft
A petrolífera britânica BP anunciou que vai deixar a gigante russa Rosneft, na qual detém uma participação de 19,75%, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Num comunicado, citado pela agência France-Presse, o grupo petrolífero especificou que o director administrativo Bernard Looney demitiu-se do conselho de administração da Rosneft, “com efeito imediato”, assim como outro director indicado pela BP.
“O ataque da Rússia à Ucrânia é um acto de agressão que tem consequências trágicas em toda a região”, disse o presidente do conselho de administração da BP, Helge Lund.
Segundo o responsável, a “BP opera na Rússia há mais de 30 anos (…), mas esta acção militar representa uma mudança fundamental”, levando “o conselho de administração da BP a concluir, após um processo minucioso, que o nosso envolvimento na Rosneft, uma empresa detida pelo estado, simplesmente não poderia continuar”.
Assim como a BP, a gigante petrolífera russa Rosneft também está cotada em Londres. A presença entre os seus accionistas da BP desde 2013, que detinha a segunda maior participação a seguir ao Estado russo, foi regularmente alvo de críticas no Reino Unido.
Lusa
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’