PGR anuncia ter vencido prémio internacional de recuperação de activos e combate à corrupção
A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou, hoje, ter vencido o prémio internacional de recuperação de activos e combate à corrupção, nos crimes económicos e financeiros.
O anúncio do prémio foi feito em Port Louis, capital das Ilhas Maurícias, à margem da assembleia-geral da Rede de Inter-Agências de Recuperação de activos para África Austral (ARINSA), uma organização informal alegadamente de combate à corrupção. A rede conta com 17 membros africanos, mas nenhum deles é angolano.
De acordo com uma nota da PGR, a conquista do prémio demonstra um “reconhecimento internacional do empenho da PGR e de outras instituições do Estado, e, em especial, do povo angolano”.
No início deste ano, a PGR revelou ter recuperado cinco mil milhões de dólares de activos retirados ilicitamente de Angola. Nessa altura, anunciou que aguardava decisões judiciais relativas a bens no valor de 21 mil milhões. Eduarda Rodrigues, directora do Serviço Nacional de Recuperação de Ativos (Senra), afirmava, na altura, que esse montante representava menos de 20% do valor dos activos que se pretendia recuperar.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública