PIB cai 1,1% e interrompe tendência de crescimento
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no primeiro trimestre do corrente ano, uma queda de 1,1% em relação ao quarto trimestre de 2022, quebrando a tendência positiva que seguia desde 2021. Totalizou 13.521,227 mil milhões de kwanzas. Mas, em termos homólogos (primeiro trimestre do ano passado), regista-se um crescimento de 0,3%
As actividades que contribuíram negativamente para a variação do PIB, em relação ao quarto trimestre, é a extracção e refino de petróleo, com uma queda de 1,11 p.p; transporte e armazenagem com 0,80 p.p; extração de diamantes com 0,59 p.p e ainda a pesca com 0,56 p.p e a intermediação financeira e de seguros com 0,08 p.p.
Relativamente à variação homóloga, o Valor Acrescentado Bruto do petróleo teve uma queda de 8,0%, contribuindo negativamente em 2 p.p na variação total do PIB, a da pesca registou um decréscimo de 6,5%, contribuindo negativamente em 0,23 p.p na variação total. E a intermediação financeira e seguros assinalou queda na ordem dos 9,1%, influenciou negativamente em 0,01p.p.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’