PIDCR pode ter financiamento de 830 mil milhões AKZ
O Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR) 2019-2022, que deve criar as bases para tornar Angola num país auto-suficiente na produção alimentar, pode ter um financiamento de 830,618 milhões de kwanzas, noticia o Jornal de Angola.
Os dados foram revelados ao Jornal de Angola por uma fonte ligada ao Ministério da Indústria e Comércio, no término de uma reunião multissectorial que serviu para apresentação do ponto de situação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural.
De acordo com a fonte, o PIDCR vai ser operacionalizado por uma comissão multissectorial, encabeçada pelo Ministério da Indústria e Comércio, em alinhamento com o da Economia e Planeamento e Finanças.
Aprovado em Outubro de 2019 pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, o programa conta, no total, com dez medidas e 173 acções. Entre as principais medidas estão a promoção da implementação de uma plataforma de visibilidade de procura e oferta e a aproximação dos produtores e comerciantes, de modo que estes possam, entre si, efectuar transacções justas e benéficas no mercado, uma actividade já iniciada pelo Ministério da Economia e Planeamento.
Em curso, está ainda a elaboração de um diagnóstico para avaliação e consolidação da situação das infra-estruturas comerciais (Centro de Logística e Distribuição - CLOD e mercados abastecedores), sob responsabilidade e controlo do Ministério da Indústria e Comércio, para melhoria da sua operacionalização, de modo a melhor contribuírem para o escoamento, selecção e calibragem da produção nacional.
Por Decreto Presidencial nº 156/20, de 3 de Junho, foi criada a Direcção Nacional de Desenvolvimento do Comércio Rural, no sentido de se promover, localmente, o associativismo de produção e comercialização agrícola, e foram treinados 53 responsáveis de cooperativas e associações sobre cooperativismo.
As medidas estão projectadas para terem um impacto directo ao longo de toda a cadeia do comércio rural e estão centradas no desenvolvimento de mecanismo de mercado, através da promoção, facilitação e aplicação de incentivos à produção e o escoamento por via de regulação.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável