Girabola Zap
Banco BAI
Em 2019

Porto do Lobito rende 3,6 mil milhões de kwanzas

25 Jun. 2020 Economia / Política

A Empresa Portuária do Lobito, E.P apresentou no seu balanço de 2019 um resultado líquido de 3,6 mil milhões de kwanzas, além de capitais próprio de 86,3 mil milhões de kwanzas.

Porto do Lobito rende 3,6 mil milhões de kwanzas

O valor contabilizado, de acordo as contas divulgadas no Jornal de Angola, representa um aumento quando comparado aos 2,5 mil milhões de kwanzas de 2018, ano em que as prestações de serviços se posicionaram nos 9,7 mil milhões, abaixo dos 11,3 mil milhões de 2019.

Das operações de manuseamento de cargas e outros serviços, o balanço em 31 de Dezembro apresentou um total de 96,8 mil milhões de kwanzas.

As contas da entidade afecta ao Ministério dos Transportes foram auditadas pela firma Bakertilly. No parecer, atestaram a conformidade dos indicadores, sem a manifestação de qualquer reserva.

No início deste ano, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, considerou o Porto do Lobito uma infra-estrutura estratégica do Governo para ligar a região Sul e também facilitar a entrada e saída de mercadorias para países sem acesso ao mar, além de transportar minerais pelo Corredor do Lobito. O mesmo começa no Porto do Lobito, atravessa o país na direcção Leste e cruza as zonas mineiras da RDC, na província de Katanga e a cintura do cobre na Zâmbia.

X