PR cria Conselho Económico e Social
O Presidente da República criou, por decreto, o Conselho Económico e Social (CES), um novo espaço de diálogo com a sociedade, que pretende "dar expressão e solidez ao princípio Presidência aberta”.
A criação desta tribuna de auscultação e interacção foi anunciada João Lourenço, em Maio, num encontro, em Luanda, com representantes da sociedade civil para a avaliação do impacto da covid-19 nas empresas e nas famílias.
De acordo com um comunicado da Casa Civil do Presidente da República, a existência do CES vai permitir que o Titular do Poder Executivo possa receber contribuições da comunidade empresarial, das cooperativas, da comunidade científica e académica, das associações que se ocupam do desenvolvimento socioeconómico da mulher e dos jovens, assegurando, assim, uma participação mais activa destes nos aspectos de programação e de execução das tarefas do desenvolvimento nacional.
Com a acção do novo ente, procura-se, também, reforçar a materialização da agenda de inclusão social e reconhecimento da meritocracia, que está a ser desenvolvida pelo Executivo.
Compõem o CES 45 membros, escolhidos de entre especialistas reconhecidos nas áreas das ciências económicas e sociais, bem como empresários e gestores com experiência notável ao nível nacional e internacional, para um mandato de dois anos.
O CES é um órgão de reflexão de questões de especialidade macroeconómica, empresarial e social, que está à disposição do Titular do Poder Executivo para efeitos de consulta de matérias do interesse do Executivo.
Trata-se de um órgão autónomo que não integra a Administração Pública. O Titular do Poder Executivo já designou as individualidades que vão integrar o CES, havendo, já, uma lista de vários cidadãos, que posteriormente será completada.
A lista integra as seguintes figuras:
Adérito João Saramago Areias Pereira, Albano da Silva Lussati, André Amorim, António Carlos Cambuta, Belarmino Hungulo Jelembi, Carlos Alberto Amaral Rosado de Carvalho, Carlos Lopes, Cláudio Pinheiro Pinto Macedo, Domingos Vieira Vunge, Hernany Martins Pena Luís, Ismael Abraão Gaspar Martins, João Manuel Mateus Gomes de Macedo, João Manuel, Jorge Hilário, José Carlos Manuel de Oliveira Cunha, José Jaime Agostinho de Sousa Freitas, José Ludovino Severino de Vasconcelos, José Octávio Serra Van-Dúnem, Laurinda de Jesus Fernandes Hoygaard, Lizete da Conceição Manuel Gonga, Manuel José Alves da Rocha, Manuel Victoriano Sumbula, Maria Fernanda Azevedo, Maria Helena Ramos Pereira dos Santos Miguel, Mário Jorge Faria da Cruz, Mário Nelson Cardoso Maximino, Nelson Fidel Candundo Carrinho, Nuno Borges, Paulo Cabral Pedro Gaspar, Pedro Carmo Manuel Pereira, Pedro Godinho Domingos, Precioso Domingos, Ramiro Manuel Barreira, Salvador Rodrigues, Paulo Neto, Sérgio Zeferino de Assis Calundungo, Virgínia Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, Vladimir Kiluange Agrias Russo, Wanderley Augusto Ribeiro e Yuri de Gilson Cassumba Quixina.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...