PR participa em cimeira nos Emirados Árabes Unidos
O Presidente da República, João Lourenço, participa, a partir de hoje (14), numa Cimeira Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a convite das autoridades locais. O chefe de Estado participa, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do prémio Zayed para a Sustentabilidade, em Abu Dhabi.
Na terça-feira, o Presidente será orador na Cimeira intitulada ‘O Futuro de África’, um evento de iniciativa das autoridades de Abu Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvimento do continente africano.
A Cimeira Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável decorre até 19 deste mês, sob o lema ‘Convergência da Indústria na Aceleração de Desenvolvimento Sustentável’.
Organizado pela Masdar, Holding de Desenvolvimento Sustentável de Abu Dhabi, o encontro conta com a presença de líderes mundiais ligados às políticas públicas e com investidores, que vão discutir e buscar soluções para os desafios do sector da energia.
Entre os expositores estão empresas da Jordânia, Marrocos, Bahrein, Arábia Saudita, Líbano, Estados Unidos, África do Sul, Coreia do Norte, Japão, Reino Unido, Holanda, França, Canadá e Colômbia.
À margem do evento, está agendada a Cúpula Mundial da Água sobre o uso de recursos hídricos em regiões áridas e os desafios de gestão de resíduos no Médio Oriente. Está ainda programada a 4.ª Assembleia da Agência Internacional de Energia Renovável e a Conferência de Empregos em Energia Renovável.
Os organizadores esperam receber cerca de 30 mil visitantes das áreas de energia e meio ambiente, na amostra que deve contar com 800 expositores de 40 países e 250 palestrantes.
Angola abriu, em 2004, a primeira representação diplomática nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com um consulado geral. Passados quatro anos, evoluiu para embaixada.
Angola e os Emirados Árabes Unidos são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram dois acordos, em Junho de 2015, sendo um de cooperação económica e técnica e outro de criação da comissão mista entre os Estados.
Os dois países cooperam nas áreas de petróleo, gás, da agricultura, entre outras.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações