Pré-pago com prejuízos de 33 milhões
Pelo menos, 4.327 contadores do sistema pré-pago de energia eléctrica foram vandalizados desde Janeiro pelos próprios consumidores da Ende-EP, no Lubango, causando prejuízos avaliados em 33 milhões de kwanzas. O porta-voz da empresa Wilson Haukelo disse à Angop que, desde 2016, a Ende instalou 23 mil e 116 contadores do sistema pré-pago nos municípios do Lubango, Matala, Chibia e Humpata.
Haukeko indicou que “os clientes da Ende desinstalam do aparelho e fizeram ligações directas, para evitar o pagamento do consumo”, acção que tem resultado em prejuízos à empresa em termos de arrecadação de receitas.
Em face disso, a empresa abriu um processo-crime junto da Policia de Investigação Criminal (PIC), para responsabilizar os autores do vandalismo. “A par disso, a Ende desenvolve um trabalho de localização e combate à vandalização de contadores, bem como da actualização dos dados dos clientes singulares e colectivos, no quadro da fiscalização de contadores pré-pago, para continuar a garantir a redução de perdas comerciais e a correcta facturação a todos clientes”, disse.
Na Huíla, a Ende prevê para este ano, instalar 13 mil e 415 contadores do sistema pré-pago, dos quais 759 serão montados no município de Quipungo. A província tem mais de 80 mil clientes.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável