Preço dos diamantes abre “boas perspectivas” para economia
O ministro dos Petróleos e Recursos Minerais destacou, hoje, o papel de Angola na erradicação dos “diamantes de sangue” e salientou a importância deste mineral para a economia, com a recuperação dos preços a abrir perspectivas positivas.
Diamantino Azevedo discursava na abertura da "Angola International Diamond Conference” (AIDC), que decorre no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, na Luanda Sul.
O ministro sublinhou "visão futurista do executivo” de tornar Angola a médio prazo num produtor global de diamantes "relevante, estável e responsável”, apontando o pólo construído em 18 meses como um reflexo desta vontade de rápido desenvolvimento económico e social tendo o diamante como mola impulsionadora.
"Angola foi um dos precursores e membro fundador do sistema de certificação do processo Kimberly, enquanto órgão das Nações Unidas que trabalha na prevenção dos conflitos políticos relacionados com uso abusivo dos diamantes e violação dos direitos humanos nas comunidades e regiões onde são extraídos", destacou.
Angola é o quinto maior produtor mundial de diamantes e ocupa a segunda posição em África, a seguir ao Botsuana.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações