Girabola Zap
Banco BAI
No Malawi

Presidente baixa salários para apoiar combate a pandemia

06 Apr. 2020 Mundo

O presidente do Malawi, Peter Mutharika, anunciou neste sábado, em Lilongwe, a redução a 10%, do seu salário e dos ministros, para ajudar no combate ao Covid-19, noticia a Lusa.

Presidente baixa salários para apoiar combate a pandemia

O chefe de Estado malawita anunciou ainda uma série de medidas destinadas a reduzir o impacto da covid-19 nas pequenas e médias empresas, incluindo benefícios fiscais, uma redução dos preços dos combustíveis e um aumento dos subsídios de risco para os trabalhadores do sector da saúde.

Ordenou também a abertura dos mercados do tabaco e a autorização de operar sem perturbações para proteger os pequenos agricultores e reforçar as receitas em divisas estrangeiras.

O tabaco é a principal fonte de moeda estrangeira deste país da África Austral, vizinho de Moçambique. Entre outras medidas, Peter Mutharika instruiu o Banco de Reserva do Malawi a permitir que os bancos ofereçam uma moratória de três meses sobre os pagamentos de juros dos empréstimos às pequenas e médias empresas.

Na quinta-feira, o Malawi registou os três primeiros casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, que dois dias depois subiram para quatro.