SANÇÕES DOS EUA

Presidente do Irão sem avião

28 May. 2018 Valor Económico Mundo

CRISE DIPLOMÁTICA. Companhia aérea que transporta Hassan Rousani está na lista renovada de sanções dos Estados Unidos que apresentam, como razão, medidas contra o financiamento ao terrorismo.

Presidente do Irao sem aviao

Os EUA impuseram novas sanções contra uma companhia aérea, coincidentemente, a que transporta o presidente iraniano Hassan Rouhani.

Em comunicado, tornado público no dia 24, o Departamento do Tesouro dos EUA adianta que a Dena Airways está designada para sanções com base numa ordem presidencial de 2001 destinada “a impedir o financiamento ao terrorismo”.

Segundo o comunicado, em Novembro de 2017, uma companhia aérea, previamente sancionada pelos EUA, a Meraj Air, transferiu as “operações de voo VIP” para a Dena Airways.

De acordo com Trita Parsi, directora executiva do National Iranian American Council (NIAC), a Dena Airways opera apenas com uma aeronave, que é usada para transportar o presidente Rouhani.

As novas sanções podem impedir o uso da aeronave Dena Airways para viagens oficiais, visto que as empresas de manutenção e gestão de aeroportos em todo o mundo podem recusar reabastecer e fazer manutenção da aeronave.

A Dena Airways é descrita como a versão do Air Force One do Irão, que transporta o presidente dos EUA. O governo iraniano, até ao dia 25, ainda não tinha reagido.

Dois iranianos ligados à Dena Airways e uma empresária turca também foram abrangidos pelas sanções, assim como três empresas ligadas à aviação.

São considerados “terroristas globais”, de acordo com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.