Primeira-ministra britânica pede tempo para negociar a saída da UE
A nova primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu “tempo” aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, disse esta Quinta-feira o porta-voz do gabinete da nova chefe do executivo de Londres.
Theresa May falou na Quarta-feira à noite com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o chefe de Estado francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny.
Em todas as conversas telefónicas, “a primeira-ministra enfactizou o seu compromisso no sentido do cumprimento da vontade dos britânicos em abandonar a União Europeia”, indicou o porta-voz de Downing Street.
No contacto com Angela Merkel, as duas governantes concordaram que estão a favor do estabelecimento de “uma relação constructiva”, tendo, ao mesmo tempo, reconhecido a “importância na cooperação” mútua.
Segundo a fonte do n.º 10 de Downing Street, Theresa May, na conversa mantida com o chefe de Estado francês, François Hollande, destacou a relevância da relação bilateral em matérias como a segurança, defesa e controle fronteiriço. Na conversa telefónica com o chefe de Governo de Dublin, registou-se consenso na manutenção da “forte colaboração” entre os dois países.
Theresa May nomeou, na Quarta-feira, Philip Hammond como ministro da Economia, Boris Johnson para os Negócios Estrangeiros e Amber Rudd como ministro do Interior, sendo o deputado David Davis o ministro responsável pelas questões relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia.
O novo Governo tem pela frente a tarefa de negociar a saída da União Europeia, na sequência da victória do Brexit no referendo realizado no passado dia 23 de junho.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...