Primeira semana de cinema argentino
CINEMATOGRAFIA. Embaixada da Argentina em Angola organiza, de 5 a 7 deste mês, primeira semana do cinema argentino, a decorrer no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, com três sessões diárias e entradas gratuitas.
Para esta primeirta semana, foram seleccionados seis filmes de “excelente qualidade”, como por exemplo, ‘El Exílio de Gardel’, ‘Sur’ ou ‘Hombre Mirando al Sudeste’.
Sinopse dos filmes
- ‘Esperando La Carroza’ (1985): Mama Cora, uma mulher de quase 80 anos, tem três filhos e uma filha. Ela mora com um deles que está em sérios problemas económicos. Um dia, a família reúne-se para celebrar uma refeição de aniversário e é aí que surge o grande dilema: quem cuidará dela, levando-a para casa? A situação complica-se quando recebem a notícia de que a senhora se jogou nos trilhos do comboio. Com duração de uma hora e 34 minutos, o filme é do género comédia.
- ‘Hombre Mirando al Sudeste’ (1986): o Dr. Júlio Denis é psiquiatra e trabalha em neuropsiquiatria. Um dia, um jovem, Rantés, chega ao hospital afirmando ser de outro planeta. Ele trata-o como paranóico, mas Rantés, introduzindo-se na sua vida, faz duvidar se ele é realmente louco, o que, subtilmente, o força a repensar a vida e profissão. Este filme agrega os géneros drama, mistério e ficção científica e tem a duração de 1h49.
- ‘Kamchatka’ (2002): os difíceis anos da última ditadura militar argentina são contemplados por Harry, um menino de dez anos que só quer brincar e fazer travessuras com o irmão mais novo. No entanto, em 1976, quando a família é perseguida pela ditadura, é forçada a esconder-se no campo e uma nova vida começa para ele, o que porá fim à sua infância. Drama é o género do filme.
- ‘El Hijo de la Novia’ (2001): Rafael Belvedere é dono de um restaurante e é dominado pela rotina. A decisão de o pai se casar pela igreja com a mãe, junto com a aparição de um amigo de infância, fará com que ele repense a sua vida. Drama e comédia comandam as cenas de um filme que se desenrola durante 2h06.
- ‘Tangos, el Exílio de Gardel’ (1985): a última ditadura argentina obrigou milhares de argentinos a deixarem o país e a estabelecerem-se em diferentes cantos da Europa. Este filme segue a rotina diária de uma comunidade de argentinos exilados em Paris. Enquanto esperam poder voltar à Argentina, passam os dias e animam a espera com os tangos, que eram o exílio de Gardel e agora representam a única conexão dessas pessoas com a terra que os viu nascer. Um drama e musical com a duração de 2h00.
- ‘Sur’ (1988) Argentina, 1983, fim da ditadura militar. Floreal finalmente sai da prisão. Por cinco anos, a esposa esperou o seu retorno. Mas, durante todo esse tempo, o casal, como o país, mudou. No entanto, os dois desejam ardentemente recuperar a esperança e a liberdade.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública