CNE
em dois anos

Produção das fábricas da Zona Euro cai pela primeira vez

01 Jul. 2022 Mundo

A produção das fábricas da Zona Euro caiu pela primeira vez desde o início da pandemia, há dois anos, com a subida dos preços e a deterioração das perspectivas económicas a pesarem no sentimento dos consumidores.

 Produção das fábricas da Zona Euro cai pela primeira vez

O índice de compras dos gestores (PMI) da S&P Global caiu para 52,1 em Junho em relação aos 54,6 registados em maio, marcando o ponto mais baixo desde agosto de 2020, embora tenha ficado acima da leitura inicial de 52.

Já o índice que mede a produção, sendo considerado um bom indicador do estado da actividade económico, caiu para valores abaixo dos 50 – que traça a divisão entre expansão e contracção –, fixando-se nos 49,3 no mês passado, o valor mais baixo em dois anos. Em Maio estava nos 51,3.

“A actividade manufactureira na Zona Euro esteve em queda em Junho, com a produção a cair pela primeira vez em dois anos perante uma queda acentuada da procura”, explica Chris Williamson, economista da S&P Global. “A procura está a enfraquecer com as empresas a reportarem que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos seus gastos devido ao aumento dos preços e à incerteza da economia”, acrescentou.

                                                                                                                          Eco