Projectos procuram financiamento em Fórum de Investimento
Um total de 25 projectos moçambicanos, orçados em 1,4 mil milhões de dólares e que concorrem a financiamento, vão hoje (7) ser analisados no Fórum de Investimento em África, na África do Sul.
"O financiamento vai depender da “força” e da “qualidade” dos 25 projectos. Mas estamos otimistas", explicou à Lusa Pietro Toigo, representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique, entidade responsável pela realização do Fórum, falando durante uma sessão de perguntas e respostas, em setembro, em Maputo.
Os projectos, escolhidos através do Gabinete de Apoio Empresarial da Confederação das Associações Económicas de Moçambique - CTA, são de áreas como Educação, Turismo, Energia, Agricultura e Infraestruturas.
O BAD espera ter mais de 100 projectos de países africanos no Fórum de Investimento em África, num total de 50 mil milhões de dólares.
O BAD é o principal organizador deste evento, que decorre em Joanesburgo e que conta com os cinco maiores bancos de desenvolvimento a nível mundial, o Banco Europeu de Investimentos, o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e outros, para além da portuguesa Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) e de vários fundos soberanos e fundos de pensões.
JLo do lado errado da história