Anúncio de subscrição
numa conversa com Macron e Scholz

Putin diz estar disponível para levantar entraves à exportação de cereais

29 May. 2022 Mundo

O Presidente russo alertou, numa conversa com Macron e Scholz, para os riscos de uma maior “desestabilização” da situação se continuarem as entregas de armas ocidentais em Kiev.

Putin diz estar disponível para levantar entraves à exportação de cereais

“A Rússia está pronta para ajudar a encontrar opções para uma exportação de cereais sem entraves, incluindo cereais ucranianos a partir dos portos situados no mar Negro”, informou o Kremlin, num comunicado divulgado após uma conversa telefónica entre Vladimir Putin e o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

O presidente russo assinou também uma lei que aboliu o limite de idade para servir no exército, numa altura em que a Rússia está em guerra com a Ucrânia, noticiou a agência oficial TASS. A nova lei tinha sido aprovada pelas duas câmaras do parlamento russo no início desta semana.

As tropas de Putin continuam a progredir no Donbas. Segundo o ministério da Defesa britânico, Lyman estará praticamente sob controlo russo. O Ministério da Defesa russo afirmou esta manhã que já domina a cidade.

“Se os ocupantes pensam que Lyman ou Sievierodonetsk vão ser deles, estão enganados. O Donbas será ucraniano”, afirmou Volodymyr Zelenskiy, na sexta-feira à noite. “Estamos a proteger a nossa terra da forma que os nossos actuais recursos de defesa permitem. Estamos a fazer de tudo para aumentá-los. E vamos aumentá-los”, afirmou o presidente ucraniano.

O governador de Luhansk, afirmou na rede social Telegram que “os russos não conseguirão capturar a região nos próximos dias, como os analistas previram. “Teremos força e recursos suficientes para nos defender. No entanto, é possível que, para não sermos cercados, tenhamos que recuar”, escreveu Serhiy Haidai.

                                                                                                                             Lusa