Putin e Rohani analisam estratégias
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou ontem (01) a Teerão para se reunir com o seu homólogo iraniano, Hassan Rohani, e participar de uma reunião trilateral que também inclui o Azerbaijão, na qual vão ser abordadas as relações económicas e a luta contra o terrorismo.
Em paralelo à cimeira com o mandatário do Azerbaijão, Ilham Aliyev, Putin e Rohani vão manter um encontro bilateral para fortalecer a boa relação entre os dois países e sua posição comum sobre o conflito na Síria e as sanções impostas pelos Estados Unidos. Putin e Rohani já se reuniram em nove ocasiões.
A última vez que o Presidente russo esteve em Teerão foi em Novembro de 2015, enquanto o líder iraniano foi a Moscovo em Março deste ano. O Presidente da Rússia também vai reunir-se na capital iraniana com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. Rússia e Irão são os principais apoiantes do Governo sírio e propiciaram, junto com a Turquia, as conversas de paz sobre a Síria em Astana, no Cazaquistão.
Ontem, o Governo sírio e a oposição foram incapazes de chegar a um acordo para a troca de prisioneiros de guerra, um dos principais pontos da agenda na sétima rodada de negociações em Astana. Além do conflito sírio, espera-se que Putin e Rohani discutam a imposição de sanções por parte dos Estados Unidos, que afectam os dois países.
O Presidente americano, Donald Trump, promulgou em Agosto uma lei que impõe novas sanções contra a Rússia pela actividade militar.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...