Ramaphosa substitui Jacob Zuma
O antigo sindicalista e posteriormente homem de negócios, Cyril Ramaphosa, será eleito pelo parlamento, hoje (15), como novo presidente da África do Sul para substituir Jacob Zuma que renunciou o cargo na quarta-feira (14), anunciou o seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC).
Num comunicado, o ANC, que dispõe da maioria absoluta no Parlamento, confirmou que apresentaria a candidatura de Ramaphosa, chefe e actual vice-presidente do país, “para ser eleito presidente da África do Sul”.
Zuma anunciou quarta-feira à noite numa alocução televisiva a sua renúncia “com efeito imediato”, pondo fim à crise política de várias semanas. “Decidi demitir-me do cargo de presidente da República com efeito imediato, apesar de não estar em acordo com a direcção da minha organização”, disse.
Após várias negociações e intermináveis reuniões, o partido no poder exigiu terça-feira a demissão do presidente Zuma, envolvido em escândalos de corrupção.
O poder de Jacob Zuma começou a vacilar desde a eleição, em Dezembro, à liderança do ANC do vice-presidente Cyril Ramaphosa, que concentrou a sua campanha na luta contra a corrupção.
JLo do lado errado da história