Reclamações no sistema financeiro aumentaram 79,51% no último trimestre de 2024
BANCA. Cartões de débito, prestação de serviços, contas de depósito à ordem, caixas automáticos/TPA, transferências ‘Mobile Banking’, crédito ao consumo e o produto cartões de crédito, com um peso de 94,05% destacam-se entre as reclamações.

As queixas contra instituições financeiras aumentaram 79,51% no último trimestre de 2024, face ao período homólogo, com 13.083 reclamações, revelou o Banco Nacional de Angola (BNA).
No relatório sobre o ‘Ranking das Reclamações do Sistema Financeiro Angolano no 4º Trimestre de 2024’, o BNA atribui o aumento das queixas “à maior conscientização” dos clientes das instituições financeiras, bem como ao “crescimento exponencial de reclamações sobre cartões de débitos, causado por constrangimentos registados na comunicação de alguns bancos com os serviços da Empresa Interbancária de Serviços (Emis) entre Junho a Outubro de 2024”.
No período em referência, foram alvo de reclamações nove produtos/serviços, designadamente cartões de débito, prestação de serviços, contas de depósito à ordem, caixas automáticos/TPA (Terminal de Pagamento Automático), transferências ‘Mobile Banking’, crédito ao consumo e o produto cartões de crédito, no conjunto com um peso de 94,05% do total das queixas.
No ranking das instituições financeiras, nos últimos três meses de 2024, o Banco de Fomento de Angola (BFA), com mais de um milhão de clientes, lidera a lista de reclamações, com 2.817 registos de queixas sobre cartões de débito, caixas automáticos/TPA e contas de depósito à ordem.
O Banco Angolano de Investimentos (BAI) surge em segundo lugar com 926 reclamações (contas de depósito à ordem, cartões pré-pagos e crédito ao consumo), seguido do Banco de Poupança e Crédito (BPC) em relação a caixas automáticos/TPA, contas de depósito à ordem e crédito ao consumo, e do Banco BIC (caixas automáticos/TPA), descobertos bancários e contas de depósito à ordem) com 848 e 570 reclamações.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
MAIS UMA ‘BANDEIRA’ DE MASSANO